Ambos vão ocupar prédio que será erguido no Jardim Santa Lídia. Planos são para inauguração em 2014
A população de Mauá, enfim, terá o próprio IML (Instituto Médico-Legal) que será construído em terreno no Jardim Santa Lídia, com área de 1.750 m², ao lado do Cemitério Santa Lídia que neste sábado (2) recebeu milhares de visitantes por conta do Dia de Finados.
Além do IML, o local abrigará também o IC (Instituto de Criminalística). A construção será financiada pelo governo estadual e a previsão é de que tanto o IML como o IC estejam prontos já no primeiro semestre do ano que vem.
A população de Mauá reivindica o IML há décadas. A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), que é de Mauá e participou da vistoria do local para a instalação do IML e do IC, falou sobre a dificuldade para as famílias que precisavam velar parentes em Mauá. Ela disse que conhece casos de pessoas que não conseguiram fazer um velório longo para pessoas próximas por conta da demora na locomoção do corpo.
“O deslocamento para Santo André é difícil, e com um IML em Mauá fica mais fácil. Além disso, a conquista trouxe mais respeito para as famílias da região. Sem dúvida, foi uma vitória importante para Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Atualmente, todos dependem do IML, em Santo André, que fica sobrecarregado e ocasiona demora na liberação dos corpos”, explicou Vanessa.
Aval da Capital
Nilton José Soares, diretor do IML da Capital e Grande São Paulo, falou a respeito da necessidade de uma cidade como Mauá, de cerca de 500 mil habitantes, ter seu próprio IML. “Um terço do atendimento feito pelo IML de Santo André é oriundo de Mauá e das cidades próximas, como Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra”, ressaltou Soares.
250 mil beneficiados de Ribeirão Pires e RGS
Solução de crimes
O trabalho do IML não se restringe apenas a recolher corpos de pessoas mortas. O trabalho do instituto, segundo diretor do instituto Ricardo Kirche Cristofi, é realizar análises em casos como os da Lei Maria da Penha, acidentes de trânsito, brigas, e até exames sexológicos, entre outros. O instituto promove estudos na medicina legal.
Original em: http://www.diariosp.com.br/ por BIGNARDI JUNIOR
Mauá terá Instituto de Criminalística e IML
Nenhum comentário:
Postar um comentário