terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Santa Cruz terá unidade regional do IGP a partir da metade de 2018

Novidade foi anunciada em evento da Brigada Militar nesta segunda-feira, que teve a presença do secretário estadual de Segurança Pública

[caption id="" align="alignleft" width="400"] Schirmer entregou o estudo de viabilidade técnica ao prefeito Termo Kirst[/caption]

Santa Cruz do Sul passará a ter uma unidade regional do Instituto Geral de Perícias (IGP). A novidade foi anunciada durante a inauguração do Centro Integrado de Videomonitoramento, na sede da Brigada Militar, na noite desta segunda-feira, 18. O secretário Estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, entregou ao prefeito Telmo Kirst e ao secretário municipal de Segurança, Henrique Hermany, o estudo de viabilidade técnica para o órgão pericial no município. Esta será a nona unidade regional do IGP no interior do Estado. Contando com a Capital, será a décima.


Demanda antiga do município, a instalação do IGP aqui já era alinhada entre a Prefeitura e o Estado. A sede será instalada junto ao Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, no Bairro Arroio Grande, com previsão de inauguração entre junho e julho do ano que vem.


Um dos empecilhos do município para a instalação do órgão de perícias era encontrar o local adequado. "Essa foi a dificuldade que a Prefeitura conseguiu superar, de conseguir uma área que a gente consiga reformar. Após a reforma, poderemos efetuar o nosso posto avançado de criminalística aqui", confirmou o diretor do IGP, Eduardo de Lima e Silva.


Conforme Eduardo, ainda não foi traçado um mapa exato com as cidades que o Instituto deverá atender. No entanto, falta apenas um ajuste fino para a definição. "Ainda não mapeamos a quantidade de municípios mas, à princípio, o atendimento teve abranger uma região que hoje é atendida por Santa Maria e outra por Porto Alegre também", informou de Lima e Silva.


Com o local definido, a segunda etapa para consolidar o Instituto em Santa Cruz é o curso de formação de peritos, que deve iniciar em março do ano que vem. "Iremos selecionar dois peritos que, ao final do curso, atuarão em Santa Cruz. Provavelmente vamos transferir mais alguns profissionais de outras unidades regionais para cá", explicou Eduardo.


A falta de peritos em todo o Rio Grande do Sul era outro problema para abrigar a unidade aqui. No entanto, devem ser chamados entre fevereiro e março do ano que vem novos profissionais, que realizaram concurso público neste ano. Atualmente, eles se deslocam de Santa Maria ou de Porto Alegre para atender crimes que acontecem na região. Já os profissionais da área administrativa serão ligados à Prefeitura.


Ter uma sede do IGP no município afetará positivamente no trabalho da Polícia Civil, pois a apuração dos crimes ficaria mais qualificada. Por não ter peritos na região, muitas vezes opta-se por não acionar o IGP devido à dificuldade e demora. Com o Instituto aqui, os investigadores poderão contar com laudos periciais em um maior número de inquéritos.


Atualmente, os policiais avaliam se é necessário ou não chamar o IGP. Se é possível resolver o caso sem a perícia, quando já há suspeitos ou testemunha, nenhum perito é requisitado. Já com a unidade no município, será possível periciar a maioria das situações que envolverem mortes violentas.


As perícias criminais atenderão a ocorrências no local dos crimes ou dos acidentes de trânsito, pois são essas que necessitam de pronto-atendimento. Já os procedimentos internos na área de balística e documentoscopia, assim como na maior parte do Estado, continuarão sendo feitos em Porto Alegre, pois não necessitam de perícia no local.


Brigada Militar recebe coletes balísticos da Assemp
Ainda antes do anúncio do IGP, a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp) entregou à Brigada Militar coletes balísticos nível 3A devido ao serviço policial prestado na Oktoberfest deste ano. Com investimento de R$ 100 mil, os coletes suportam calibres 38, 9 e .40.


Videomonitoramento será integrado às entidades de segurança
Ao fim do evento, foi descerrada a placa alusiva ao Centro Integrado de Videomonitoramento. A sala, localizada na sede da Brigada Militar, na Rua Marechal Floriano, conta com telas que irão acompanhar as 40 câmeras de segurança espalhadas pela cidade. Ficarão responsáveis pelo monitoramento agentes da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito de Santa Cruz.


Também participaram do evento o comandante geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Ago, o comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, tenente-coronel Valmir José dos Reis, o comandante do 23º BPM, major Paulo Fernando Soares do Nascimento, o Secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, o Delegado Regional de Polícia Civil, Luciano Menezes e o Secretário Municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas.


Por: Redação Portal Gaz

Original em: http://gaz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário