Quatro funcionários tiveram de deixar o trabalho e um entrou de licença.
Diretor da unidade prevê que tempo para emissão de laudos vai dobrar.
Sem concursos para contratação no setor administrativo há 16 anos e em um prédio improvisado, a situação do Instituto de Criminalística (IC) de Americana (SP) ficou ainda mais crítica. Até a semana passada, seis pessoas cuidavam do envio e recebimento de documentos, exames e laudo, mas quatro saíram e outra entrou em licença maternidade. O resultado é apenas um trabalhador para toda a demanda.
Os funcionários do IC são emprestados pelas por prefeituras. A Prefeitura de Americana comunicou à unidade que quatro funcionários não estavam mais disponíveis para o serviço. Com essa situação, mais a licença da servidora de Cosmópolis, restou apenas um trabalhador cedido por Sumaré, uma das nove cidades atendidas.
‘Já atrasava os laudos’
“Olha, na situação que a gente estava operando, a gente já atrasava os laudos. Em média demorava três meses mais ou menos. Hoje no mínimo vai dobrar esse prazo.”, disse o perito-chefe do IC de Americana, Edvaldo Barros. No local são realizados 14 mil exames periciais por ano. No atual quadro, os trabalhos de investigação policiais ficará ainda mais prejudicado.
Essa não é o primeiro problema no IC. A obra de um novo prédio para abrigar aas atividades começou há dois anos mas, atualmente, está inacabada e com mato alto em volta. “[O atual prédio] na verdade é um salão que foi adaptado”, afirmou Barros. No total, entre peritos, fotógrafos, desenhistas e setor administrativo, são 19 funcionários e, segundo perito-chefe, seriam necessários 45 trabalhadores.
Prefeitura e SSP
Sobre o prédio do IC não ficar pronto, a Prefeitura de Americana informou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo rompeu o convênio em novembro do ano passado assim que a apresentou a conta e, por isso, a construção passou a ser de responsabilidade do estado. Como o problema está no valor da obra, a SSP disse que precisa apurar a prestação de contas.
Em relação a falta de funcionários, a secretaria estadual informou que foi um aberto um concurso que requer todo o trâmite burocrático. Ou seja, não há previsão de melhora na situação do IC de Americana a curto prazo.
Original em: http://g1.globo.com
IC de Americana fica "travado" com apenas um funcionário administrativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário