terça-feira, 10 de junho de 2014

Instituto Criminalística da delegacia de Taboão será ampliado

O Instituto de Criminalística (IC) da região, que funciona no 1º DP de Taboão da Serra e que atende mais sete cidades (Embu das Artes, Embu- Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço, Cotia e Vargem Grande Paulista) será ampliado e ganhará novos departamentos. Hoje, uma das maiores dificuldades do órgão na solução dos crimes é a falta de espaço e estrutura.


Atualmente o IC da cidade, funciona 24 horas por dia nos fundos da delegacia. A equipe formada por 40 funcionários soluciona uma média de 1.200 casos por mês, somando todos os crimes de todas as cidades atendidas. Por semana os peritos de armas, analisam 20 armamentos, em média um total de 80 por mês. O setor de armas é responsável em estudar e investigar o objeto que foi protagonista na execução de um crime, como por exemplo, uma faca, arma, madeira ou até mesmo um tijolo.


Em novo local funcionará também três novos departamentos, o de engenharia, informática e armasComandado há 16 anos pela perita chefe Ângela Saporito Teixeira, o IC aguarda o repasse de um terreno doado pela prefeitura, que fica atrás da Polícia Cientifica para expandir a unidade. Atualmente o local é ocupado pelo DITRAN (Divisão de Trânsito), na rua Comendador Ângelo Reinaldi.


Em entrevista a Gazeta de São Paulo, a Doutora Ângela ressaltou que expandir o Instituto de Criminalística é investir na cidade de Taboão da Serra. “È um orgulho ter um instituto de referência como o nosso, agora não podemos ser mais ágeis devido à falta de espaço e estrutura para trabalhar, atendemos muitos municípios, muitos crimes, temos departamentos misturado com outros, sendo que não pode, atrapalha a concentração dos investigadores”, declarou.


Assim que o terreno for repassado para a Polícia Científica, três novos departamentos serão criados, o de engenharia, informática e de armas. Sem espaço, o departamento de armas hoje ocupa a mesma sala de entorpecentes, o de informática ainda não foi criado e carece de atenção, segundo a perita chefe. “Precisamos de um equipamento, muito importante na investigação de software adulterado, que é chamado de FRED (Forense Recovery of Evidence Device), é utilizado nas investigações de crimes sexuais, só que ele é enorme, muito grande. Agora com o espaço, poderemos trazer um desse para Taboão”. O departamento de engenharia terá como foco as investigações em crimes ambientais, incêndios, gatos em energia e água entre outros.


O pátio hoje usado pelo DITRAN, irá se tornar uma garagem para a vistoria de veículos. Com a expansão do IC, novos funcionários chegarão para compor a equipe, segundo Ângela, ainda não se sabe a quantidade. “Sabemos que será mais de 10 funcionários, mas precisamos mudar primeiro, adaptar a casa e depois ver a quantidade que realmente precisamos. Mas, com certeza irá ajudar muito, irá melhorar a agilidade e acima de tudo a qualidade, que já é muito boa”, declarou.


Questionada pela reportagem, a Prefeitura informou que ainda não tem prazo para a transferência do Ditran por causa da logística que envolve a mudança de local.


Original em: http://www.otaboanense.com.br



Instituto Criminalística da delegacia de Taboão será ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário