terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Procurador-geral de justiça do Acre prestigia solenidade de abertura da I Conferência de Perícia Criminal

O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, prestigiou nesta quinta-feira (4) a solenidade de abertura da I Conferência de Perícia Criminal, promovida pela Associação dos Peritos Criminais do Acre (ASPEC/AC). O evento, comemorado em todo o Brasil, é alusivo ao Dia Nacional do Perito Criminal, instituído pela Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.


Procurador-geral de justiça do Acre prestigia solenidade de abertura da I Conferência de Perícia Criminal


O procurador-geral de justiça do MPAC fez parte da mesa de honra que abriu a conferência, ao lado de autoridades estaduais e municipais, além do presidente da ASPEC, Bruno Lustosa. Participaram do evento policiais civis, militares e federais, bombeiros militares, acadêmicos, dentre outros profissionais. A perita criminal Rosana Monteiro, que atuou no Caso Nardoni, também participou da conferência.


O presidente da ASPEC agradeceu a presença das autoridades e fez um breve relato da atuação do perito criminal no estado. Ele enfatizou que o dia 4 de dezembro é um dia especial para a perícia criminal.


Em seu discurso, o procurador-geral de justiça agradeceu o convite para participar da conferência e afirmou saber do esforço do Governo do Estado para dotar o sistema de segurança de condições humana e material para a realização de seu trabalho. Ele deu boas vindas a Rosana Monteiro, a quem fez elogios pelo seu trabalho.


“Queremos reconhecer o grande trabalho realizado pelos peritos criminais acreanos, que hoje comemoram esse dia especial, profissionais que estão sempre engajados na luta pela busca de justiça”, salientou, acrescentando que em 2015 a instituição ministerial vai intensificar o trabalho conjunto com o Sistema Integrado de Segurança Pública.


DSC_1134Homenagem


A escolha do dia 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Criminal foi uma homenagem ao patrono dos peritos criminais, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse dia e morreu tragicamente, em 1976, após sofrer uma queda de um precipício, quando periciava duas mortes ocorridas em local de difícil acesso, no interior do Estado de Minas Gerais. A data foi aprovada pelos membros da Associação Brasileira de Criminalística durante o IV Congresso Nacional de Criminalística, e passou a fazer parte do Estatuto da organização.


A importância da perícia criminal cresce dia a dia dentro do sistema moderno de investigação e de busca da justiça. Cabe ao perito criminal a localização das provas, o estudo do corpo do objeto, a realização de exames laboratoriais específicos, a análise de todas as informações das quais se dispõe e reconstituir a cena do crime, na tentativa de desvendar os autores, as armas utilizadas, o modo como foi realizado e até as vítimas. As provas técnicas possuem tamanha importância em um processo, que não são descartadas nem mesmo quando o réu é confesso.



Por: Agência de Notícias – MP/AC – Assessoria de Comunicação Social – ASCOM


Original em: http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=293539&codDep=35



Procurador-geral de justiça do Acre prestigia solenidade de abertura da I Conferência de Perícia Criminal

Nenhum comentário:

Postar um comentário